3000 anos do mundo da moda são reunidos na maior exposição virtual do género. “We wear Culture” é um projeto do Google Arts & Culture que conta com a colaboração do Museu Nacional do Traje e mais de 180 instituições culturais de todo o mundo. Usando tecnologia de ponta e através de uma viagem virtual, o projeto permite percorrer diversos e diferentes temas, tais como “ancient silk road”, “fashions of Versailles” e “Bristish punk”, histórias que estão por detrás das roupas que usamos hoje.

O Museu Nacional do Traje aceitou este desafio e participa neste projeto que dará uma enorme visibilidade internacional ao património que detém à sua guarda, uma coleção de traje e acessórios desde o século XVIII à atualidade.

Especialistas de moda, curadores, designers de moda, universidades, museus e ONG’s de todo o mundo colaboram nesta exposição mundial que revela a moda como parte de uma cultura, uma forma de arte ou o resultado de artes artesanais com impactos multifacetados. A utilização de uma avançada tecnologia de ponta, que inclui viagens virtuais, vídeos a 360º, Street View e imagens com alta resolução, tornou possível a acessibilidade das coleções de forma global, contribuindo para a sua conservação.

Destaques do Museu Nacional do Traje:
- Através do Street View será possível visitar virtualmente o Palácio Angeja-Palmela, casa do Museu Nacional do Traje e percorrer a exposição permanente - O Traje em Portugal. Do século XVIII à Contemporaneidade.

- Preparámos as seguintes exposições virtuais: Collection highlights: Magnificent Dresses From the National Museum of Costume; Fur over Skin: the Evolution of Stylish Fur in Fashion; A History of Bathing Suits: 1900-1940; Get Married! Wedding Dresses 1800-2000; Step into the National Museum of Costume in Portugal.

We wear culture esta disponível em g.co/wewearculture e através da aplicação móvel Google Arts & Culture para iOS e Android.